Cartas de Tarô – Parte 1

Um assunto um tanto diferente para um blog, porém pela minha experiência intermediária com este oráculo, diversas pessoas inclusive aquelas que querem que eu leia para elas, me questionam coisas como: “Como joga?” “Como você interpreta?” “Como entender?” “Qualquer um pode jogar?”.   Por curiosidades do tipo estou me “liberando” cada vez mais para tratar de assuntos do tipo com vocês, irei falar sobre tarô e renderá um texto enorme, por isso tentarei explicar e resumir o máximo possível, caso não der dividirei o post em partes. Bom como taróloga por hobbie, nós não chamamos o tarô de jogo, porque se fosse de fato um jogo venderia na ri happy não é mesmo?

Você tem que saber!
Existem vários tipos de cartas de tarô, direcionados a cada tradição ou até mesmo religião, como: O tarô cigano, de marselha, de bruxas, de anjos, enfim… Escolha o seu, mas lembrando, para cada tipo de tarô existe um tipo de leitura e coisas a serem feitas ok? Mas claro que não é errado vocês misturem e usarem os diversos modos de leitura ao seu favor. Ah e mais uma coisa, tem como ler tarô com aqueles baralhos normais de jogo, quem sabem num post futuro ensino vocês a lerem com o baralho!

Qual você tem Luna?
Tenho o cigano(este da foto), que bom… Já ouvi dizer por ai que é o mais fácil, porém em julgar as ilustrações…O de marselha é o mais bonito e aparentemente o mais complicado de se interpretar. Por isso recomendo começar pelos mais fáceis e quando pegar confiança, vá para os mais complicadinhos.

Qualquer um pode ler?
Olha não vejo o porque restringir, não é difícil ler ou interpretar as cartas depois de um certo tempo. Porém lógico, comece com os mais simples senão você impaca, gasta dinheiro com as cartas à toa e as cartas morrem lá. Existem sim, pessoas que possuem uma facilidade incrível para ler e interpretar as cartas de forma bem clara, porém só na prática para descobrir.

Do que preciso saber?
Não sei sobre os outros tarôs, mas o tarô como todo oráculo depende de um plano espiritual, ou seja, de fato quem vai responder as cartas serão espíritos. Funciona mais ou menos como um jogo do copo ou até mesmo ouija, a única diferença é que não há perigos ou maldição. No cigano, antes de toda leitura há uma preparação, um pedido de licença e uma oração.

Coisas que não se deve fazer?
Não dúvide das cartas, saiu é aquilo e ponto. Eu sempre acreditei nessas coisas, mas as vezes os espiritos dizem o necessário para sabermos. Eu queria saber mais, joguei uma.. Duas, três vezes, e gente juro, as cartas repetem.. As vezes não na mesma ordem.. mas as combinações sim.
Ah, evite também usar o tarô com frequência, use só com necessidade. Pois assim como o ouija ele “vicia” e bom, isso não pode acontecer.

Qual o método de leitura?
Dependendo do tarô que escolher terá instruções e se não vier, terá que ir em busca pela internet. O meu, cigano veio um tipo manual, falando sobre os elementos da natureza, a história da tradição cigana e os métodos então vamos a eles…

Métodos:

  1. Embaralhar o tarô cigano, fazendo as devidas saudações a todo povo do oriente (espíritos) e dizendo firmemente o nome da pessoa para quem está tirando as cartas.
  2. Coloque as cartas na mesa e peça para que a pessoa “corte” o monte em três partes, usando a mão direita. (isso claro se a pessoa tiver presente, caso contrário.. faça você mesmo isso)
  3. Reúna as cartas e comece a distribuir as cartas sendo que as “ilustrações” fiquem viradas para baixo, de modo que forme quatro linhas horizontais com nove cartas em cada linha. (Este tipo de diagrama é o completo)
  4. Interpreta-se a leitura das cartas a partir do sistema de ideograma, isto é, dois símbolos juntos formam uma terceira ideia. 
  5. As cartas devem ser abertas de duas em duas, desta meneira:  A primeira carta da primeira linha com a última carta da quarta linha. A segunda carta da primeira linha com a penúltima da quarta e assim por diante… (veja a imagem um)
  6. Depois de todas as cartas desviradas começa-se a leitura. Primeiro, interpretam-se as mensagem que estão nas horizontais, em seguida as verticais e por fim, as nas diagonais.
  7. O jogo só pode ser desfeito após anotar o nome, endereço e data de nascimento do consulente (eu não faço isso, adaptei esta parte…)
  8. Quando se retira “os quatro quantos” desse diagrama completo, é ai que surge a mensagem principal, ou seja, o resumo, as informações mais detalhadas.  A consulente então, decide se quer saber os detalhes ou não. (veja a imagem 2)

9. Se a consulente quiser , monte um mandala, pondo no meio o assunto que será pesquisado com mais detalhe. Depois, pede-se para que o consulente tire cinco cartas do baralho que serão postas desta maneira. (imagem 3)

10. Depois de todas as respostas forem respondidas, deve se abrir uma nova mandala com a carta estrela no centro, que servirá de conclusão ou mensagem final. (imagem 4)
11. Para finalizar a leitura, deve-se elevar uma prece ao seu Deus e a todos aqueles que pertencem ao povo Oriente (espíritos), pedinho proteção para si e para o consulente.

Bom, está é a forma de leitura, daqui uns dias ou meses farei uma continuação do post, dizendo sobre o significado de cada carta. Para auxiliar vocês no começo. Mas caso a curiosidade for maior e não aguentar até o próximo post, boa sorte!
Deixem suas dúvidas ou comentários!

Leave a comment